terça-feira, 27 de novembro de 2007

Alunos de nossa escola classificam-se no 14o FEMEC

Realizou-se no último dia 11 de novembro às 14:30h no Ginasião do Colégio Estadual Prof. Pedro José Scher o 14o FEMEC (Festival Estudantil Municipal da Canção), oportunidade na qual os alunos municipais e estaduais puderam mostrar o seu talento interpretando inúmeras músicas em diferentes categorias.
A participação de nossa escola foi expressiva pois vários alunos se apresentaram entre eles Januã Winter da 3a série que participou da 1a categoria,Victor Goldschmidt e Allan Mayer da 5a série, Kelli Haas da 6a série, Camila Steffens e Joice Kaspary da 8a série que participaram da 2a categoria.
Entre os alunos que participaram classificaram-se os alunos Allan Mayer em 2o lugar e Kelly Haas em 1a lugar. Parabenizamos a todos os alunos que participaram e especialmente aos que se classificaram. E um agradecimento particular ao aluno Lucas Raimundo Rauber, vencedor de diversos festivais, pela sua magnífica apresentação naquela oportunidade, o que de certo modo orgulha a nossa escola.

Piquenique nas Piscinas Vier

No dia 09 de novembro do corrente, os alunos de pré a 8a série, professores e funcionários realizaram um piquenique no balneário Vier na Vila Santa Catarina, oportunidade na qual puderam desfrutar de toda a infra-estrutura disponível, inclusive e principalmente das piscinas. Ao meio dia foi servido uma saborosa galinhada acompanhada de saladas e suco. Com certeza este dia foi muito proveitoso para todos e esperamos dispor de outras oportunidades para confraternizarmos no ano que vem.

Escola participa do Missões pela Vida

No dia 20 de outubro também ocorreu em Mato Queimado mais uma edição do Missões pela Vida, fase regional, com a participação e apresentação de um grupo de alunas de nossa escola acompanhados por professores. O grupo de alunos foi orientado pela voluntária Bárbara Hilgert que é aluna do ensino médio do colégio Pedro Scher. O tema deste ano foi “Aquecimento Global: efeito estufa”. Agradecemos ao grupo de alunos que se apresentou e em especial à Bárbara pelo seu empenho e dedicação.

Festival do Teatro e Canto Alemão

Alguns alunos de 5a a 8a série e professores de nossa escola participaram no dia 20 de outubro do Festival Regional de Teatro e Canto Alemão, ocorrido nas dependências do Clube Concórdia da Linha Bonita. O referido festival que teve início às 14 horas contou com a participação de alunos representando escolas dos municípios de São Pedro do Butiá, Cerro Largo, São Paulo das Missões, Santo Cristo, Salvador das Missões e Mato Queimado. Presenciaram o evento o coordenador geral dos cursos de Língua Alemã no RS, Sr. Hening Fülbier, a professora Marlene Müller, coordenadora regional dos cursos de língua alemã e três professores representantes da ARPA (Associação Riograndense de Professores de Alemão), além de autoridades locais.

2o módulo de Formação de Líderes

No dia 18 de outubro também ocorreu o 2o Módulo de Formação dos Líderes nas dependências do CTG Estância de São Pedro em São Pedro do Butiá. Os líderes de turma da nossa escola foram acompanhados pela professora Roselene Hilgert no turno da manhã e pela diretora Marta Goldschmidt no turno da tarde. O módulo é parte integrante e continuidade do Programa “União Faz a Vida”.

Viagem de Estudos à São Miguel

Os alunos da 4a série de nossa escola, acompanhados pelos professores Adriana Regina Nedel e Paulo Valdir Goldschmidt juntamente com os alunos da 4a série do Colégio Pedro Scher e a professora Inês Martins, realizaram no dia 18 de outubro uma viagem de estudos à São Miguel das Missões e Caaró. Nesta série os alunos estudam a história e a geografia do Rio Grande do Sul e a história das Reduções Jesuíticas, justificando-se assim o motivo da referida viagem.


Grupo Flauta Mágica participa da Missa Alemã

Na noite do dia 11 de Outubro passado os alunos, professores e o grupo Flauta Mágica de nossa escola participaram da Missa em língua Alemã celebrada pelo Bispo D. Estanislau na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Esta missa ocorreu em virtude da visita de uma comitiva composta de prefeitos, deputado estadual, vice-prefeitos e vereadores oriunda da Alemanha, especificamente da região do Hunsrück que aqui vieram para prestigiar as Festividades do Centenário da Colonização de São Pedro do Butiá. A missa, além de apresentar a saga dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul e São Pedro do Butiá e de ocorrer o lançamento do livro dos 100 Anos da Imigração alemã em São Pedro do Butiá, foi abrilhantada pela presença do renomado grupo Flauta Mágica e Coral Municipal.
Durante a missa todos os cantos foram entoados em língua alemã e acompanhados pelo Coral Municipal e Grupo Flauta Mágica que também executaram o hino do Centenário de autoria do Prof. Amando Haab e lançado naquela oportunidade.
A comitiva alemã foi recepcionada no saguão da Prefeitura Municipal com um saboroso café colonial, ao som da Banda Municipal, sendo que de lá partiram para a missa e posteriormente ainda para um jantar no CTG Estância de São Pedro onde puderam saborear um gostoso churrasco e apreciar a apresentação artística do grupo de danças daquela entidade.

Seminário de Educação Financeira

Os professores da rede municipal e estadual de ensino do município de São Pedro do Butiá e a funcionária Delci Marschall participaram da 2a etapa do curso de Educação Financeira ocorrido no último dia 03 de outubro nas dependências do Colégio Pedro Scher na sede do município. O curso é promovido pela SMEC com apoio do programa “ União Faz a Vida”. O terceiro encontro será realizado em fevereiro de 2008.

Plantio de árvores nativas

No dia 02 de outubro a Comunidade Sagrado Coração de Jesus e a nossa escola, com o opoio da Administração Municipal, SMEC, Emater, Secretaria da Agricultura e do Programa “União Faz a Vida” realizaram o plantio de aproximadamente 800 mudas de árvores nativas ao longo do riacho que corta a comunidade de Butiá Inferior, com o intuito de recompor a mata ciliar deste riacho.
A Direção, professores e a Secretaria da Educação agradecem aos alunos da 7ª e 8ª séries que participaram do plantio, bem como aos pais, a diretoria da Comunidade e do CPM que não mediram esforços para desempenhar tal atividade. A eles nosso muito obrigado.

Magda Wille foi contemplada com um aparelho celular no Concurso do Desenho Campo Limpo

No dia 28 de Setembro passado, a aluna Magda Wille foi contemplada com um aparelho celular por ter se classificado em 1o lugar a nível regional no Concurso do Desenho do “ Campo limpo: exemplo de proteção à natureza” promovido a partir de meados do mês de agosto conforme constava em matéria publicada na edição anterior do jornal. O celular foi entregue pelo engenheiro agrônomo da Cooperoque, Sr. Miguel Hubert em cerimônia com a presença dos alunos e professores do turno da tarde. A direção e professores a parabenizam por mais esta conquista.

Primeiro dia de aula no Clube XV de Julho

Eis algumas fotos do nosso novo " ambiente escolar": o clube XV de Julho.

Primeiro dia de aula, recepção dos alunos






3o Concurso da Poesia Gauchesca

No dia 19 de setembro último ocorreu na Linha Bonita o 3o Concurso da Poesia Gauchesca das Escolas Municipais, no qual participaram todos os alunos do pré a 8ª série de nossa escola bem como de todas as escolas municipais do município.
Nossa escola se classificou apenas na segunda categoria, ficando assim a classificação:
1o lugar: Kelli Haas da 6o série;
2o lugar: Camila Heck também da 6o série;
3o lugar: Alan Mayer da 5o série.
Na primeira categoria não tivemos nenhuma das três primeiras colocações.
Ainda assim agradecemos a todos os alunos que se apresentaram naquela oportunidade mesmo não obtendo êxito e em especial aos classificados.