quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Projeto Meio Ambiente

Estamos divulgando mais uma redação do Projeto “A Natureza pede Socorro”, projeto este que contemplou concursos de redação e desenho sobre o referido tema.

NOSSO MEIO AMBIENTE

Achamos mais bonito, um campo limpo, uma floresta verde, um jardim florido, do que uma floresta com fogo, céu cinza, e água poluída.

Mas muitos não contribuem para isso. Jogam lixo nas ruas, lagos, riachos, mares, rios e nascentes.

Devemos mobilizar as pessoas que o Nosso Meio Ambiente é muito importante para nós. Devemos reconhecer que precisamos um lugar limpo e saudável. Podemos ajudar dando palestras sobre o meio ambiente, fazer cartazes, recolher lixos, não queimar matas, não caçar, mobilizando assim as pessoas, etc.

O homem criou muitas coisas ruins, meios de transporte que poluem o meio ambiente, criou produtos químicos, as fábricas com sua fumaça, a caça, desmatamento, vazamento de esgoto, petróleo e dejetos de fábricas, etc.

Do meio ambiente retiramos frutos, flores, plantas medicinais, ervas, celulose, energia, gás carbônico, chuva, etc.

O aquecimento global está acontecendo por causa dos venenos que estamos botando nas lavouras, das fumaças, etc... E cada verão fica mais quente se não cuidar-mos mais o meio que vivemos.

Também seria bom se reciclássemos o lixo que jogamos fora. Antes de jogar um monitor estragado no lixo, vá antes pedir informações para que seu produto seja reciclado.

Nossas reservas ambientais devem ser cultivadas para que as espécies não sejam extintas. E não podemos caçar ou desmatar esses lugares.

Então pessoal, vamos ajudar a deixar o nosso mundo mais lindo e limpo. Vamos nos conscientizar. É da natureza que retiramos tudo que precisamos para viver. Ainda há tempo para recuperarmos o que foi perdido. Acorde antes que seja tarde demais.

Camila Heck – 7ª série – 2008

15º FEMEC


Realizou-se no último dia 17 de outubro o 15º FEMEC_ Festival Municipal Estudantil da Canção, promovido pelo CPM da Escola Municipal Santo Inácio de Esquina União. Nossa escola participou com os seguintes alunos:

1ª Categoria

Losana Prestes da Silva;

2º Categoria

Loivani Prestes da Silva;

Allan Jeison Lunkes Mayer;

Victor Goldschmidt;

Kelly Regina Haas;

Francieli Mumbach.

Classificaram-se na 2ª Categoria:

1º lugar_ Kelly Regina Haas;

2º lugar_ Allan Jeison Lunkes Mayer.

Parabenizamos a todos os que participaram e em especial aos que se classificaram.

SMEC e PUFV realizam Homenagem aos professores do Município

Na noite de terça-feira, véspera do Dia dos Professores, os professores municipais e estaduais de São Pedro do Butiá foram homenageados pela atual equipe da SMEC e pelos colaboradores do SICREDI através do Programa União Faz a Vida.O evento que contou com a presença de todos os professores municipais e estaduais de São Pedro do Butiá, dos envolvidos na educação do município, do Prefeito Municipal Sr. Pedro Birk, futuro prefeito Sr. Darcísio Reisdörfer, do presidente SICREDI Sr. Dorival Scheidt e colaboradores do SICREDI local. Foi organizado pela Supervisora de Ensino e Coordenadora Municipal do PUFV Prof. Roseli Maciel, pelo Secretário de Ensino Prof. Marcelo Scher e as coordenadoras regionais Liliane e Karen. Podemos afirmar com certeza que este evento foi realmente maravilhoso e preparado nos mínimos detalhes. O programa iniciou com o filme " A voz do coração", certamente escolhido a dedo. Foi simplesmente lindo.Logo após todos foram convidados a se dirigir ao ambiente ao lado onde foi servido o jantar. E lá as surpresas prosseguiram: os alunos do colégio estadual Pedro Scher encenaram "O início de um dia de trabalho para os professores na sala dos profes"; houve ainda a apresentação de slides com fotos e acrósticos dos professores feitos pelos alunos da rede municipal; além de explanações do pessoal da SMEC, do Sr. Dorival Scheidt, do Prefeito Sr. Pedro Birk, do futuro prefeito Sr. Darcísio Reisdörfer. A noite foi abrilhantada pela Banda RVI de Cerro Largo. Certamente este evento magnífico ficará na história dos professores de São Pedro do Butiá.
As fotos abaixo relacionadas demonstram alguns momentos da festa.


Hora dos pronunciamentos...



Profes presentes...


Hora da janta...

E depois veio a diversão...

Marcelo e Rose divertindo-se


Os profes cantores...


E a festa foi boa né meninas...

Recados

  • Atenção Pais e alunos: o último trimestre está aí, portanto não esqueçam de entregar os trabalhos em dia e fazer provas atrasadas.
  • Nos próximos dias os alunos da 4ª série farão uma viagem de estudos à Caaró e São Miguel, enquanto que os alunos da 7ª e 8ª série irão para Mata, Jaguari e Nova Esperança do Sul.
  • Em novembro faremos um pique-nique no Balneário Vier.
  • Dia 14 de novembro os alunos de 5ª a 8ª série participarão de um tornei de fut-sal masculino e feminino na escola da Vila Santa Catarina.

Programa União faz a Vida

Os alunos e professores receberam uma pasta do "Programa União Faz a Vida_ Vivenciando Trajetórias Cooperativas" contendo a Coleção de Educação Cooperativa que compreende as atividades que estão sendo desenvolvidas nas aulas das diferentes turmas de alunos, objetivando assim desenvolver o cooperativismo na escola.

Os textos a seguir demonstram um pouco do trabalho realizado nas aulas:

Auto-retrato coletivo

Na turma da 8ª série cada um tem o seu jeito de ser que são diversos.

E qualidade é uma coisa que não falta nessa turma.

Medos, cada um tem o seu: medo de animais como a cobra, da morte ou de não alcançar o que deseja.

E para quase todos a faculdade é o maior desafio.

Como não poderia faltar na 8ª todos nós temos talentos, como dançar, ler, desenhar, tocar flauta, facilidade de se expressar entre outros.

E como desejo muitos querem ser felizes ou ter um bom emprego.

E ainda existem os sonhos que são: ter saúde, se realizar profissionalmente, ser famoso, não passar por dificuldades, ou até viajar para a Europa e Patagônia.

Assim é a 8ª série, todos diferentes, mas com muitas coisas em comum.

Débora Kunz da 8ª série

Laços e nós

As vezes, no trabalho em grupo, nós nos deparamos com algumas dificuldades, mas, se todo mundo colaborar essas dificuldades podem ser facilmente superadas. Com o trabalho em grupo nós aprendemos uns com os outros, juntos dialogamos, discutimos, compartilhamos e interagimos.

Na 8ª série o trabalho é bem participativo, mas as vezes nem todos colaboram. Todos têm a oportunidade de expressar o que pensam e se conhecer melhor. As atividades permitem que nós aprendamos muito, sendo que o ponto de partida é a união. Todos precisam de todos, uns ajudam os outros, expressamos nossas idéias em grupo e todo mundo tem vez e voz...

Enfim, todos falam o que pensam e assim aprendemos cada dia mais uns com os outros.

Daiana Reuse – 8ª série

AGRADECIMENTO

Queremos agradecer aos líderes de turma e aos alunos pela bonita homenagem aos professores que fizeram no dia 14 de outubro. Com certeza esta ficará guardada no coração de cada professor.

Líderes de turma homenageiam professores pela passagem do seu dia

No dia 14 de outubro, os líderes de turma juntamente com todos os alunos, fizeram uma homenagem aos professores pela passagem do seu dia que foi no dia 15 de outubro.

Os alunos de 5ª a 8ª série, se reuniram no auditório da escola para prestar a homenagem aos professores. Os alunos tiveram a colaboração do “Programa a União faz a Vida”. Os alunos também colaboraram pagando uma quantia para comprar uma pequena lembrança aos professores.

Foram feitas redações, foram tiradas fotos, foi feito um cartaz, e acrósticos com os nomes dos professores, e ainda o aluno Lucas Rauber, apresentou uma música em homenagem, tudo com a colaboração de todos os alunos.

Mas tudo isso foi feito com a ajuda da professora Roseli Maciel.

Os professores se emocionaram muito com todas as homenagens, e também se impressionaram com o empenho dos líderes, pois eles tiveram várias responsabilidades em organizar a homenagem.

Parabéns professores!!!

É sublime a missão de educador! Ensinar! Cuidar! Ajudar! Às vezes ser também pai e mãe.

Agüentar aqueles alunos que não querem nada com nada não pode ser tarefa fácil.

Mas vocês permanecem firmes, não desistem. E estes na maioria das vezes não reconhecem.

Mas vocês são muito importantes para nós. Sentimos isso, mas erramos ao esquecer de dizer á vocês. E assim como nós gostamos de ouvir coisas boas, com certeza vocês também gostam. Sabemos que falhamos muito, muito.

Mas pedimos desculpas por tudo, e agradecemos por tudo o que fizeram por nós!!!

Depoimento dos líderes

Foi uma grande responsabilidade, mas apesar de tudo conseguimos superar os obstáculos.

Com certeza não foi fácil tomar coragem para puxar a frente, mas conseguimos alcançar o nosso objetivo.

Foi legal e divertido fazer a homenagem, mas também foi muito estressante preparar tudo isso.

Gostamos muito por que os professores reconheceram o nosso esforço e nos agradeceram pela homenagem.