terça-feira, 16 de junho de 2009

Escola promove Gincana Cultural e Esportiva

Nossa escola iniciou no dia 05 de junho último uma Gincana Cultural que tem por finalidade:
  • Proporcionar a integração do processo pedagógico a uma dimensão cultural e cidadã.
  • Enfocar memórias culturais e educacionais da E. M São Francisco de Borja.
  • Oferecer espaço de socialização, solidariedade e respeito na comunidade escolar.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão.
A professora Marta Goldschmidt que coordenou os trabalhos, já na quarta-feira, dia 03 de junho, comunicou aos alunos as equipes que disputarão a mesma e que são num total de 9 equipes. Neste dia também a professora Marta G. encaminhou às equipes as primeiras atividades que aconteceram na primeira etapa da gincana, sexta-feira, dia 05 de junho. Neste dia todos os alunos estiveram reunidos no ginasião, no turno da tarde, para realizar as primeiras atividades da gincana.



Abaixo relacionadas as atividades da Gincana que já foram realizadas:

1. Inventar um nome para a equipe, fazer um cartaz com o nome de todos os integrantes e a série em que cada um estuda. Criar um grito de paz.
Prova cumprida 3 pontos.
Equipes reunidas

Equipe 1

Equipe 2

Equipe 3

Equipe 4

Equipe 5


Equipe 6


Equipe 7

Equipe 8


Equipe 9

2. Livro antigo: As equipes deverão trazer um livro com data de publicação anterior a 1950. Receberá pontos extras, a equipe que trouxer o livro mais antigo.
Bônus: 5 pontos

3. PARÓDIA: Criação e apresentação de uma Paródia: escolher uma música nacional e fazer uma paródia relativa ao meio ambiente. O trabalho deverá ser digitado em folha A3 e ilustrado para exposição. A paródia deverá ser apresentada por um grupo de no mínimo cinco alunos. A utilização de material/instrumento fica livre e por conta de cada turma. Limite para apresentação 5 minutos.
Prova cumprida: 5 pontos
Ilustração das paródias feitas pelas equipes participantes













Apresentação das paródias por uma das equipes:


Equipe 8 apresentando-se

4. O grupo que trouxer a Moeda e cédulas mais antigas receberá pontos.
Bônus: 5 pontos

5. O grupo que trouxer o Calendário mais antigo receberá pontos.
Bônus: 5 pontos

6. Cada grupo deverá construir um brinquedo com material reciclável.
Prova cumprida: 5 pontos
Integrantes de todas as equipes com os brinquedos de materias recicláveis

7. Campanha do agasalho. Até 10 peças: 5 pontos
Até 15 peças: 8 pontos
Até 20 peças: 12 pontos
+ de 20 peças: 15 pontos
(o par de meias e luvas, contam como uma peça)

8ª Tarefa:
Responder GRAMÁTICA CRUZADA (preencher os espaços) e
CAÇA PALAVRAS ( marcar e escrever as palavras que encontrou na folha)
Alunos do 2º, 3ª e 4ª série
Tempo: 10 minutos
Pontuação: cada acerto vale um ponto




9ª Tarefa
Criar o alfabeto do Meio Ambiente
Todos os integrantes da Equipe
Tempo: 10 minutos







10ª Tarefa
Quantos grãos de feijão têm no frasco de vidro. Escrever o número no papel e entregar.
A equipe que tiver o número mais aproximado ganha 5 pontos

11ª Tarefa
Encher com as mãos uma garrafa com areia em 1 minuto. Aluno do Pré A ou B ou 1º
A equipe que colocar mais areia na garrafa ganha 5 pontos.

12ª Tarefa
Corrida do carrinho de mão.
Uma dupla por grupo: um dirige e o outro senta no carrinho.
Ganha pontos quem fizer a corrida em menor tempo – 5 pontos


16ª Tarefa
Trazer assinado pelo Padre ou Ministro o bilhete de participação no Culto ou Missa do final de semana.
Cada assinatura vale um ponto.
Na 3ª feira entregar os bilhetes e por equipe um resumo do Evangelho do final de Semana.
Prova cumprida 5 pontos.