quarta-feira, 13 de julho de 2011

Formatura do PROERD







No tarde do dia 24 de Novembro de 2010, nas dependências do CTG Estância de São Pedro de São Pedro do Butiá, às 14 horas realizou-se a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência à Violência e Drogas) da turma dos alunos da 4ª, 5ª e 6ª série da nossa escola e da 4ª e 6ª séries do colégio Pedro Scher.
O curso foi ministrado pela policial militar PROERD soldada Darléia Justen e tinha por intuito orientar os alunos sobre como as drogas tornam as pessoas violentas e infelizes, bem como ajudar a reconhecer e resistir às pressões principalmente da mídia que poderão influenciá-los a experimentar drogas (cigarro, álcool, maconha, inalantes entre outros).
Na última aula do curso os alunos elaboraram uma redação sobre o PROERD. As melhores redações foram premiadas com um prêmio surpresa. São dos seguintes alunos:
1o lugar: Januã Winter da 6ª série
1o lugar: Franciane Fenner da 5ª série
1o lugar: Ana Carolina Nedel da 4ª série
Entre os demais alunos foram sorteados diversos brindes doados pelo comércio local e brigada.

Orquestra Flauta Mágica se apresenta fora do município



A convite da administração municipal de Pirapó a Orquestra Flauta Mágica, da EMEF São Francisco de Borja de São Pedro do Butiá, com 32 componentes, realizou apresentação na abertura das comemorações do 23º aniversário de emancipação político-administrativa, no dia 06 de Novembro de 2010, as 19 horas.
Em seu Concerto a Orquestra trouxe ao público presente na Praça Municipal de Pirapó, Clássicos mais populares da música erudita, da música internacional, da música alemã, da música brasileira e, para encerrar, da música do Rio Grande do Sul.
A comunidade escolar sente-se honrada e ao mesmo tempo parabeniza os integrantes da Orquestra por mais essa belíssima apresentação.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Encerramento do ano letivo

O ano letivo de 2010 da nossa escola encerrou no dia 09 de dezembro, sendo que na parte da manhã, os alunos inicialmente assistiram a um filme natalino entitulado “Menores desacompanhados”. De tarde os alunos tiveram aula até as 15 horas. Após o recreio, nos dois turnos, houve Hora Cívica de Encerramento do Ano Letivo, no qual todas as turmas se apresentaram. Para encerrar, o diretor comunicou alguns avisos gerais, entre eles o convite para entrega dos boletins e Assembléia Geral do CPM que se realizará no dia 14 de dezembro, oportunidade na qual haverá eleição de nova diretoria com prestação de contas. Ao finalizar desejou a todos os alunos “Boas Férias e um Feliz e Venturoso Ano de 2010.

Alunos da 7ª série participam da Campanha da Dengue





Os alunos da 7ª série acompanhados da professora de ciências Lisani Steffens juntamente com a equipe da Secretaria da Saúde responsável pela Campanha de Prevenção da Dengue participaram de uma caminhada que visava a visitação e coleta de lixo e de possíveis focos da dengue na Vila Butiá Inferior.

Piquenique nas Piscinas Vier













































No dia 03 de dezembro dde 2010, os alunos de pré a 8a série, professores e funcionários realizaram um piquenique no balneário Vier na Vila Santa Catarina, oportunidade na qual puderam desfrutar de toda a infra-estrutura disponível, inclusive e principalmente das piscinas. Ao meio dia foi servido um saboroso carreteiro acompanhado de saladas, pão e suco natural. Com certeza este dia foi muito proveitoso para todos e esperamos dispor de outras oportunidades para confraternizarmos no ano que vem.

Dentista Pedro Birck desenvolveu o projeto de Higiene Bucal na escola

O dentista Pedro Raimundo Birck está acompanhando e atendendo os alunos no Posto de Saúde, e desenvolvendo no município o projeto “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”. Durante todo o ano letivo de 2010, acompanhou os alunos na prevenção da saúde bucal, além de no início do ano ministrar palestra para alunos e pais a respeito da continuidade do projeto, o qual já vem sendo desenvolvido desde o ano de 2009.
No decorrer do ano o dentista Pedro veio ao colégio em visitas surpresas para fazer uma avaliação da higiene bucal dos alunos.
Da mesma forma que em outros anos, a melhor turma e o melhor aluno serão premiados.

Escola participa da Prova SAERS

Nos dias 11 e 12 de Novembro a professora Maria Elete Salet Schneider aplicou a Prova do SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul) para alunos da 5ª e 3ª séries respectivamente. Esta prova que envolve as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa é realizada em todo mo estado do RS uma vez por ano, no ensino fundamental e médio para avaliar a qualidade de ensino de todas as escolas públicas municipais e estaduais bem como particulares.

Dia do Diretor



No dia 17 de novembro de 2010, o diretor Prof. Paulo Valdir Goldschmidt foi homenageado pelos alunos, professores e funcionários da escola pela passagem do dia do Diretor ocorrido no dia 12 de novembro. Na oportunidade além de números artísticos e presentes dos alunos da manhã e da tarde, houve confraternização (paga pelos professores e funcionários) na sala dos profes.
Ao diretor Paulo desejamos muita saúde, sucesso e êxito e que Deus lhe dê muita luz para enfrentar os desafios de sua função.

Bispo D. Clemente visita a escola



Na manhã do dia 04 de novembro de 2010 a escola recebeu a visita do Bispo D. Clemente acompanhado do Pe Volmir, oportunidade na qual aproveitando a sua estadia aqui em nosso município durante aquela semana, cujo dirigiu-se aos alunos e professores no auditório explanando a respeito de sua vida religiosa bem como respondeu a questionamentos elaborados pelos alunos. Foi uma oportunidade maravilhosa de conhecer um pouco mais a respeito da vida dedicada a religiosidade a aos estudos que o prepararam para exercer tão nobre missão.

Emater promove palestras na escola



Na tarde do dia 27 de Outubro os alunos da 7ª e 8ª séries, juntamente com os professores e funcionários participaram de uma palestra na escola promovida pela Emater que tinha por tema “Alimentação natural, água e meio ambiente”, ministrada pelo senhor Jorge Lunardi. Na oportunidade também a enfermeira Rejane ministrou uma palestra sobre doenças que são vinculadas a água poluída ou contaminada.
Após a palestra todos puderam degustar pratos e sucos a base de produtos naturais.

Dia do Professor




Os professores da escola foram homenageados pelos alunos com mensagens e cartazes com acrósticos pela passagem do Dia do Professor ocorrida no dia 15 de outubro de 2010. Os professores sócios da APM (Associação dos Professores Municipais), seus acompanhantes, juntamente com a presença da secretária Ilse Boesing confraternizaram a passagem do Dia do Professor com um jantar realizado no Centro Germânico Missioneiro, patrocinado pela referida associação

Dia da Criança

Na semana da criança em outubro de 2010, os alunos do pré A ao 3º ano assistiram ao filme da Xuxa “O Tesouro da Cidade Perdida” no auditório da escola e em seguida todos receberam um sorvete da escola. Todos os alunos do pré a 8ª série receberam de presente um copo de suco.

Festival de Canto e Poesias

Um grupo de alunos juntamente com as professoras Marta B. Wagner e Adriana R. Nedel da E. M. São Francisco de Borja da Vila Butiá Inferior, acompanhados pelo professor Amando F. Haab e a Orquestra Flauta Mágica participaram do XI Festival de Música, Dança e Teatro em Língua Alemã que aconteceu no dia 08 de outubro de 2010 em Campina das Missões. Na ocasião o grupo apresentou a música " Gute Freunde". Parabenizamos os alunos pela bela apresentação.

Escola recebe visita de equipe do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor

Na manhã do dia 04 de outubro de 2010 uma equipe do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor do Curso Normal de Cândido Godói, para falar com os alunos da 8ª série a fim de apresentar o funcionamento do curso de Magistério que a escola oferece.

Escola recebe visita de equipe de professores do Colégio Guaramano

Na manhã do dia 01 de outubro de 2010 nossa escola recebeu a visita de uma equipe de professores do Colégio Guaramano de Guarani das Missões que vieram aqui para falar com os alunos da 8ª série a fim de apresentar através de slides como funcionam os cursos técnicos que a escola dispõe.