quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Programa “União Faz a Vida”

Os professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro do Butiá participaram de diversas oficinas com o intuito de desenvolver projetos a partir de expedições investigativas e com a finalidade de conhecermos ainda mais o nosso educando e desse modo aperfeiçoar-mos a metodologia de ensino e alcançar-mos uma melhoria na qualidade de ensino.
As oficinas foram realizadas em diferentes datas e locais, bem como com diferentes assuntos relativos às mesmas, conforme especificamos a seguir:

Oficina Temática Local Dia
Oficina I Outras formas de trabalho em Colégio Pedro Scher 28/04
sala de aula,através de projetos.

Oficina II Comunidade de Aprendizagem Escola São F. de Borja 29/05

Oficina III Expedição Investigativa Câmara de Vereadores- SPB 16/06

Oficina IV Construção do Projeto e Escola São F. de Borja 21/07
do plano de trabalho

O Programa União Faz a Vida objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.
A educação não é um fenômeno que acontece exclusivamente na escola, por isso a importância de desenvolver Comunidades de Aprendizagem, pois isso:
• Implica em conhecer o entorno da escola e seus possíveis espaços, possibilidades e parceiros.
• Significa construir um grande ambiente educativo, sem muros, aberto a todos os interessados em cuidar e participar dele.
• Possibilita que quadras de esporte, praças, centro de saúde, associação de moradores, etc. tornam-se verdadeiras salas de aula.
A Comunidade de Aprendizagem é uma comunidade humana organizada que constrói um projeto educativo e cultural próprio para educar a si própria, suas crianças, seus jovens e adultos, graças a um esforço endógeno, cooperativo e solidário, baseado em um diagnóstico não apenas de suas carências, mas, sobretudo, de suas forças para superar essas carências. (Torres, 2003)
Quanto a trabalhar com projetos, podemos afirmar que estes têm por desígnio favorecer que as crianças e adolescentes se iniciem na aprendizagem de procedimentos que lhes permitam organizar conhecimentos, descobrindo as relações que podem ser estabelecidas a partir de um tema ou de um problema. Projetar implica configurar metas, comprometer-se com o alcance de resultados, manejar recursos.
Sintetizando, há necessidade de se aprender e disseminar outras formas de pensar e fazer educação.
No âmbito do Programa A União Faz a Vida a rede de Cooperação envolve vários agentes gestores, parceiros, assessorias pedagógicas e outros apoiadores.
Esses agentes unem-se harmonicamente em torno de um objetivo comum: a educação cooperativa.
Na comunidade de aprendizagem, todos aprendem e todos ensinam.

Nenhum comentário: