quarta-feira, 28 de abril de 2010


Na 13ª edição do jornal escolar, entrevistamos o Sr. Adelar Ferst que como então gerente da unidade do SICREDI de São Pedro do Butiá durante muitos anos foi colaborador no âmbito do Programa A União Faz a Vida apoiando a realização do Projeto “Educação Financeira para a Cooperação”.
O referido projeto contou também com uma rede de Cooperação envolvendo vários agentes gestores, parceiros, assessorias pedagógicas e outros apoiadores. Esses agentes uniram-se harmonicamente em torno de um objetivo comum: a educação cooperativa.
Mas temos a plena convicção de que a atuação do Sr. Adelar, bem como de toda a então equipe do SICREDI local e dos senhores Dorival Scheidt, então PRESIDENTE do SICREDI e o apoio das Coordenadoras Regionais do PUFV Liliane e Karen foi essencial para o sucesso do mesmo.

Entrevista ao Sr. Adelar Ferst

1. Como o senhor avalia a participação do SICREDI no Programa A União Faz a Vida apoiando a realização do Projeto “Educação Financeira para a Cooperação”?
O PUFV foi instalado em SPB através de uma solicitação da Unidade Local em parceria com a Administração Municipal haja visto que nos municípios onde já tinha sido instalado visualizava-se a bela inserção do programa com as comunidades escolares e as respostas que o mesmo vinha dando. Uma vez aqui instalado, logo percebemos que a Comunidade Escolar o acolheu, o aceitou e pos em pratica junto aos professores e alunos. O Sicredi sempre apoiou estas iniciativas com apoio financeiro em parceira com a Prefeitura Municipal, Cotrisa e Cooperbutiá, a visão que temos é positiva e o PUFV está "andando" com os devidos ajustes realizados durante este período.

2. Como o senhor viu o envolvimento ou participação da escola no PUFV?
Aqui em SPB e também em outros municípios o que se visualiza que as Escolas Municipais estão mais "abertas" as propostas do PUFV e as ações propostas tiveram efeito positivo e foram efetivamente trabalhadas junto aos alunos. O PUVF está em constante evolução, onde para 2010 já se tem programado varias ações e o mesmo está em constante evolução, mas o mesmo terá sucesso se os "agentes envolvidos" o colocarem em prática, pois o Sicredi criou e estruturou o mesmo, mas a gestão dele é da Comunidade Escolar.

3. O senhor pensa que este trabalho lhe contribuiu/incentivou para uma maior inserção ou participação na comunidade butiaense? De que forma?
Sim, tenho dito sempre que o "ambiente comunitário" que vivemos em SPB é bom, harmonioso e de fácil convivência onde todas as entidades, sociedades, órgãos públicos se integram, se relacionam e fazem o dia a dia ser de prosperidade e de um sociedade organizada que busca seu desenvolvimento em todas as esferas. E neste meio fica tudo mais fácil de se trabalhar e qualquer programa que a Comunidade queira implementar e para o PUFV também foi assim. Este espírito comunitário e Cooperativista facilita para qualquer cidadão que vem de fora e queira se instalar em SPB e aqui construir uma rede de relacionamento e que isto se perpetue e esta visão não podemos abrir de mão.

4. Sabemos que atualmente atuas em outra unidade do SICREDI, mas considerando o seu afastamento dessa unidade local e sua transferência para outra unidade administrativa, que balanço o senhor faria da sua atuação como gerente ou contador administrativo dessa unidade?
A vida da gente deve ser um constante desafio para não se acomodar. Assim como comentei na questão anterior fui recebido com muito carinho e apreço na época ano 1997, e saio como profissional desta UA indo para São Paulo das Missões, julgando ter feito um ótimo trabalho com números positivos, mas acima disto na certeza que cumpri minha missão como cidadão butiaense de coração. Agradeço a todos que me apoiaram, aos colegas de trabalho, a direção da Cooperativa e a todas as entidades vivas desta comunidade. Viva São Pedro do Butiá. Desejo vida longa para o "Jornal de Olho na Escola” e muito obrigado pela oportunidade.

Adelar Fersrt
Gerente de UA, Sicredi Serro Azul

Nenhum comentário: